PROJETO: MÚSICA

ESCOLA MUNICIPAL MARINHEIRO SALDANHA

CURSO PRÓ-LETRAMENTO

 

PROJETO: MÚSICA

RITA DE CÁSSIA ALVES RIBEIRO

 

1. APRESENTAÇÃO

 

Este projeto se destina a relatos das atividades desenvolvidas em sala de aula, junto ao Curso Pró-Letramento: Alfabetização e Linguagem, sob a orientação da tutora Geralda Andriola, realizado na Escola Municipal Marinheiro Saldanha, na cidade de Jardim de Piranhas - RN, no período de 28 de julho a 15 de agosto de 2008, nas turmas de Ensino Infantil- 4° Nível, 1° e 3° Ano do Ensino Fundamental, com crianças na faixa etária de 4 a 10 anos, tendo como professoras Rita de Cássia Alves Ribeiro, Ivone Dutra, Lucinete Pereira de Araújo e Maria Inês Lopes.

O referido projeto visa desenvolver uma: prática docente inovadora, haja visto a música ter um caráter dinâmico e ser algo que suscita quase sempre reações de surpresa, pois é um espaço de interação e distração.

 

2. JUSTIFICATIVA

 

A presença da música na educação dos alunos é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através do fazer musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima.

Portanto, a utilização da música toma-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.

De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista no ensino de música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, "A Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral". Assim, realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.

No entanto, devido toda essa importância que o gênero musical tem é que se sente a necessidade de trabalhar em sala de aula.

3.OBJETIVOS

 

3.1Geral

 

·        Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

 

3.2Específicos

 

·        Motivar e integrar as crianças através da música;

·        Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;

·        Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os       movimentos do corpo;

·        Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;

·         Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;

·         Incentivar a partir da música, a produção textual.

 

4. METODOLOGIA

 

Na organização do projeto, sentiu-se a necessidade de realizar uma pesquisa bibliográfica acerca do tema e da relação, criança / música. Assim foram consultados materiais metodológicos como: RCENEI, PCNs, Revistas Nova Escola, Pró-letramento: alfabetização e linguagem.

 

5. Conteúdos Programáticos

·       Musicas;

·       Linguagem oral e escrita;

·       Alfabeto;

·       Produções textuais;

·       Danças e gestos;

·       Dramatizações.

 

6. Recursos didáticos

·       Cartazes;

·       Aparelho de som;

·       CDs;

·       DVDs;

·       Mimeografo e stencil.

 

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Mediante o desenvolvimento deste trabalho, percebe-se que a utilização de projetos é indispensável à nossa prática pedagógica, pois, trazem inovações, proporcionando uma aprendizagem mais interessante e prazerosa, tendo em vista o caráter dinâmico do mesmo.

Vale salientar que a música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas e políticas, assim toma indispensável sua presença no contexto educacional.

Neste sentido, a escola precisa se constituir em espaço que ofereça oportunidades e situações estimuladoras para a criança. Pois para Freinet (1990), "A escola é a continuação natural da vida de família e do meio. Não se forma homens pré-fabricados, mas homens vivos e dinâmicos."

É importante focalizar que a prática de projetos musicais tem um potencial bastante positivo, pois além de aumentar a auto-estima das crianças, favorece de maneira mais simples o enlace com o conhecimento, no entanto, apresenta um apelo maior que os textos, porque envolve os alunos emocionalmente.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC / SEF, 1998. v. 1 e 3.

 

__________, Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 33 ed. Brasília: MEC / SEF, 2001. v. 6.

 

CRAIDY, C. M.; KAERCHER, G. E. P. S. Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artmet Editora, 2001.

 

GIRARDI, G. Música para aprender e se divertir. Nova Escola, São Paulo n° 173, p. 55 ­57, junho / julho, 2004.

 

NICOLAU, M. L. M. Freinet; uma revolução na sala de aula. In: ________ Textos básicos de educação pré-escola. São Paulo: Ática, 1990.

 

Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alfabetização e Linguagem. Brasília: Ministério da Educação, 2007. 364 p.

 

RAMALHO, P. Músicas revelam hábitos de um tempo que já se foi. Nova Escola, São Paulo nº 149, p. 43 - 44, janeiro / fevereiro, 2002.

 

a musica na escola

sábado 27 setembro 2008 11:38 , em PROJETOS E ARTIGOS PEDAGÓGICOS




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