PROJETO PARA TRABALHAR COM TEMA FAMILIA E ESCOLA .

PROJETO INTERDISCIPLINAR ANUAL: 

ESCOLA E FAMÍLIA UMA PARCERIA  DE SUCESSO !

                  

Elaboração:

Maria Dantas  de Lima

João  Câmara – RN

                                               APRESENTAÇÃO

 

            Acreditando na parceria entre os pais e a escola, elaborou-se este projeto que abri canais de participação da comunidade como uma forma de melhorar a qualidade social da educação, uma vez que respeitando os saberes dos pais, e havendo uma troca de conhecimentos variados, os únicos beneficiados serão as nossas crianças.

 

            Neste sentido, a escola CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR JÚNIOR, sob a coordenação pedagógica da supervisora Maria Dantas da Lima e Silva, buscará com este projeto anual, acolher a cultura e ao saberes da família, pois sentindo-se valorizado em seus saberes os pais acabam se envolvendo  com a vida escolar do filho com muito mais intensidade.

OBJETIVOS

 

            Visando sempre o bem estar e a aprendizagem dos alunos, o referido projeto tem como objetivos:

Ø      Oferecer aos pais oportunidade de participar da rotina escolar de seus filhos, partilhando seus conhecimentos;

Ø      Propor aos pais que participem de atividades Planejadas  pelos professores e sob a orientação da supervisão escolar;

Ø      Valorizar a cultura e os saberes dos pais;

Ø      Favorecer ao aluno, através da participação dos pais, oportunidades de aprofundar conhecimentos sobre: respeito, cultura, atitudes e valores;

Ø      Reconhecer que os pais são os primeiros educadores das crianças;

 

Ø      Promover a interação entre comunidade escolar : pais, professores, alunos, gestão e demais funcionários da escola.

                        Para colocação deste projeto na prática, será elaborado de início ( por professores e supervisora) um cronograma de atividades mensais, onde os pais sejam envolvidos colaborando com  tais atividades. Fazendo isso, a escola estará criando espaços para a participação das famílias ,e sua participação  na rotina escolar.

                        Com o cronograma de atividades feito, a cada bimestre no encontro entre pais e mestres, alguns pais serão convidados para participar do projeto e junto com os professores, será selecionado as datas para o desenvolvimento  das atividades.

                        Os pais serão orientados pelo professo e supervisor escolar, pois as atividades trabalhadas devem Ter relação pedagógica com os conteúdos que estejam sendo estudados no momento.

   Resumindo os pais  passarão pela seguintes etapas :

 

Ø      Serão convidados pela escola para desenvolver determinada atividade pedagógica na sala de aula ou fora dela;

Ø      Planejaram junto com professor e supervisor a atividade, data e local de aplicação da mesma;

Ø      Aplicar as atividades planejadas;

Ø      Avaliar com alunos, professores e supervisor o desenvolvimento da atividade. É importante que todos os passos do projeto sejam registrados de forma variada :em fotos, cadernos, murais, jornais e etc.

 

                                        AVALIAÇÃO

 

Como em cada ação que realizamos no nosso dia-a-dia fazemos de forma informal uma avaliação, nos projetos pedagógicos, não poderiam ser diferentes, de modo que o mesmo será avaliado a cada bimestre  por toda equipe da escola, além dos educandos que a cada atividade oralmente farão sua avaliações espontâneas. 

Ainda avaliaremos se os objetivos propostos foram conquistados e se aconteceu realmente integração entre família e, escola.

 

                                         CONCLUSÃO

Se a escola cria espaços para a participação dos pais, favorecendo uma relação de confiança dos pais com a escola, que  vai se refletir no desenvolvimento físico, intelectual e emocional das crianças, deste modo a escola passa a cumprir na sua totalidade seu papel de instituição transmissora, não só dos saberes , formal mas também, dos saberes informais repassados pela família na escola. Esperamos que haja êxito  neste projeto, que o mesmo seja  realmente uma parceria de sucesso.

 

REFERÊNCIAS 

*REVISTA CRIANÇA –dezembro/06 nº42 / Ministério da Educação

*REVISTA : GESTÃO EM REDE – CONSED ( Conselho Nacional de Educação )  outubro / 06 -  nº73 - Ministério da Educação.

familia - escola

sábado 18 abril 2009 22:22 , em LEIA SE FOR PAI, MÃE OU PROFESSOR...



6 comentário(s)

  • mariadantas Seg 30 Jul 2012 20:25
    saudades também amiga. beijos.
  • aldaci mailto Ter 24 Jul 2012 03:13
    olá! curto demais seu blog quero te parabenizar amiga, vc nos mantém informadas, atualizada e nos ajuda bastante com os projetos que enriquece a nossa prática.....bjs e saudades....
  • mariadantas Seg 09 Jul 2012 00:43
    fico feliz em ter contribuido para seu projeto. beijso e volte sempre.
  • Antonia Alves mailto Dom 08 Jul 2012 20:13
    Parbéns Maria pelo Projeto Família e escola, me ajudou a montar um pra escola em que trabalho.
  • EUNEIDE LIMA mailto Seg 23 Abr 2012 00:09
    Parabéns Maria Dantas pelo espaço encantador que é o seu blog! Gostaria de partilhar esse projeto na minha escola, fazendo claro, as devidas modificações para a minha realidade.
    PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!
  • Juliana Qua 21 Mar 2012 03:12
    parabéns, o projeto é bem elaborado. O que significa que pode dar bons resultados. E principalmente pelo fato de que a escola necessita desta parceria.


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.161.225.73) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para mariadantas

Precisa estar conectado para adicionar mariadantas para os seus amigos

 
Criar um blog